Quais as atribuições de um escritório de representação comercial?
Olá, bem vindo ao blog da WSA Representação comercial.
As atribuições de um escritório de representação comercial e vendas é muito importante para as marcas conquistarem mercados e aumentarem a distribuição dos seus produtos e consequentemente aumentarem seus faturamentos.
A WSA representação comercial está no mercado desde 1986 e com estes anos de atuação podemos contar um pouco sobre quais as principais atribuições que um escritório de representação comercial possui.
Vamos conhecer juntos:
O que é um representante comercial?
Um representante comercial é um profissional de vendas que desenvolve estratégias comerciais e promove negociações para uma empresa que possui algum produto ou serviço a oferecer para o mercado, sem vínculo empregatício com a mesma, ou seja, um vendedor ou escritório de vendas sem vínculo empregatício, que representa uma empresa/marca para promover vendas e cuidar de outros assuntos relacionados a atendimento ao cliente da empresa/marca representada em determinada região.
Como são firmadas as parcerias entre uma empresa e um escritório de representação comercial?
Normalmente, as parcerias entre empresas e escritórios de representação comercial ou representantes comerciais autônomos, se dão por meio de contratos de representação comercial que possuem como base os requisitos listados na lei que regula as atividades dos representantes comerciais.
LEI Nº 4.886, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965 – Regula as atividades dos representantes comerciais autônomos. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4886.htm
Veja abaixo:
Art. 27. Do contrato de representação comercial constarão obrigatoriamente:
- a) condições e requisitos gerais da representação;
- b) indicação genérica ou específica dos produtos ou artigos objeto da representação;
- c) prazo certo ou indeterminado da representação
- d) indicação da zona ou zonas em que será exercida a representação, bem como da permissibilidade ou não de a representada ali poder negociar diretamente;
- e) garantia ou não, parcial ou total, ou por certo prazo, da exclusividade de zona ou setor de zona;
- f) retribuição e época do pagamento, pelo exercício da representação, dependente da efetiva realização dos negócios, e recebimento, ou não, pelo representado, dos valores respectivos;
- g) os casos em que se justifique a restrição de zona concedida com exclusividade;
- h) obrigações e responsabilidades das partes contratantes:
- i) exercício exclusivo ou não da representação a favor do representado;
- j) indenização devida ao representante pela rescisão do contrato fora dos casos previstos no art. 35, cujo montante não poderá ser inferior a 1/12 (um doze avos) do total da retribuição auferida durante o tempo em que exerceu a representação.
Quais as principais atribuições de um escritório de representação comercial?
- Conquistar novos clientes para a marca;
- Manter satisfeito os clientes já existentes;
- Cuidar da imagem da marca perante o mercado e os clientes atendidos;
- Manter atualizado o cadastro e os principais contatos dos clientes;
- Administrar os pedidos realizados pelos clientes;
- Tratar eventuais problemas ocorridos entre o cliente e a marca representada;
- Fomentar a empresa representada com informações relevantes sobre a região atendida pelo escritório de representação para estratégias comerciais;
- Cumprir com as metas assumidas junto a empresa representada ou justificar;
- Prestar conta das ações realizadas para promoção dos produtos da empresa representada;
- Vender bastante.
Art . 28. O representante comercial fica obrigado a fornecer ao representado, segundo as disposições do contrato ou, sendo este omisso, quando lhe for solicitado, informações detalhadas sobre o andamento dos negócios a seu cargo, devendo dedicar-se à representação, de modo a expandir os negócios do representado e promover os seus produtos.
Art . 29. Salvo autorização expressa, não poderá o representante conceder abatimentos, descontos ou dilações, nem agir em desacordo com as instruções do representado.
Sobre as responsabilidades de um escritório de representação comercial
As responsabilidades são grandes e o comprometimento e respeito pela parceria e acordos firmados devem prevalecer para que os resultados sejam satisfatórios para todas as partes, sendo o principal foco manter o cliente atendido e satisfeito com a qualidade dos produtos fornecidos e do atendimento prestado.
Considerações finais
Por fim, lidar com a marca e produtos alheios requer muita responsabilidade e comprometimento para que a parceria seja positiva e rentável para ambos os lados.
Espero que tenha gostado.
Obrigado por ler este post.
Até a próxima.
Atenciosamente…
Wilton Ferreira